Tuesday 23 December 2008
O Dia de Natal Ho Ho Ho
O Dia de Natal Ho Ho Ho
Vem aí o dia 25, é depois de amanhã, as crianças adoram e os adultos também, o que é que nos dia o Natal?
Tuesday 16 December 2008
Galiza, com Amor
A Matriarca espera por David,
Hoje ou amanhã, (terça-feira dia 16 de Dezembro ?)
Rosário e João rejubilam com emoção,
Aumenta o nosso Clan com aqueles que cá estão.
Todos à uma transpiram, com garra até mais não,
Um bloco compacto no trabalho e na união,
Um exemplo a seguir por todos os que cá estão,
José Alfaia o exemplo maior de dignidade e união.
Há os que sobem montanhas,
E bem altas que elas são,
Para quem não esmorece,
Vão em frente com decisão,
Estamos certos na victória da vossa determinação.
Posted by O Altruista-morbidman-naif at 12:19
Eduardo Moreira
Monday 15 December 2008
Mezzo é Musica é Arte
O pianista faz saltar os sons, estes lançam-nos na beleza, para lá disso é isso. Caminha-se no som.
Palavra para quê? Navega-se pela crise, quantas destas por aqui se apanham, crises sem sentido e também com. Está por aí uma grande mudança, será para melhor, corrigir o incorrigível? ou até para se dar um passo mais na dita crise.
Os seres humanos também estão envoltos, estes têm de caminhar para a humanização, aí acertam um pouco mais o caminho da verdadeira vivência. Aqui mesmo um junto com todos.
Menos vaidades execráveis. Façam-se gente. Seres humanos. Por aí tudo será melhor. Sem muito lixo.
Eduardo M.
Tuesday 16 September 2008
Saturday 13 September 2008
A Oliveira
Falar para as minhas Oliveiras
Que bem hablan
Boa-Sorte
Saturday 23 August 2008
Sardinha, o melhor almoço dos Portugueses
Sardinha, o melhor almoço dos Portugueses
Tuesday 19 August 2008
Quem não quer produzir.
Monday 18 August 2008
A Ave que canta estou fraca estou fraca. Mas não está canta sempre.
Nada na manga, há uns bons tempos para cá, não estou de tanga mas já tive melhores dias, não são maus os dias, são uma prisão amorosa, voluntariosa, melhor dizendo, cinco anos passados de um modo estranbelbado, muita água correu por esses barrancos fora, houve anos maravilha, mas não pode ser sempre assim. A adenalina, a qual não conheço (isto é uma graça), porém nestes anos ferventes muito se mecheu com as mentes, não quer dizer mentiras, dessas eu eu não estou habituado, não é mesmo o meu estilo.
Andei um tanto ou quanto parado, incluzivamente o portal do IOL demorou muito tempo a renovar a esquadra, fez-me falta, estava habituado ao "velho" Portal do IOL. Houve também grandes cambalhotas na vida, coisas feias, pois, não pode ser tudo bonito. Cheguei a pensar em fazer um filme "on-line", mas nos altos e baixos da vida há sempre uma corrida para o desconhecido e para o rasgar fundo de tudo.
As fridas ainda não fecharam totalmente e quiçá, ficarão abertas para sempre, é a vida, às vezes há quem seja esteja. Há por aqui um ave que canta sempre a mesma canção o que é normal numa ave, o que tem de especial é o tipo de cantiga "Estou fraca, Estou fraca" o curioso é que de tanto cantar, mal lhe chega o tempo para preparar o ninho onde vão procriar. Sobrevivem sempre.
A Ave que canta estou fraca estou fraca. Mas não está, canta sempre logo sobrevive vendo as crias crescer.
Eduardo Moreira
Saturday 16 August 2008
Que Grande Trapalhada. Dois Amores?
Dois jogos diferentes, dois estilos diferentes e uma grande confusão, uma parte tem de sair, como? não está fácil. Alguma coisa está a mais, é um confronto letal, mesmo assim são dois lutadores pelo mesmo espaço. Não? Não tem só a ver com o que se passa no Tiblise e em toda a Geórgia.
É inacreditável o que se passa nestas regiões. Os Russos, como potência principal, não aceitaram a independência da Geórgia e outras Comunidades. O problema explicasse por alto, com a humilhação por parte da Rússia, que não aceita a debandada dos Países que se estão a desligar do colosso que é a Rússia.
Estas coisas têm de ser vistas com paninhos de lã, ninguém gosta de alguém que lhe vira as costas, para se ligar com aqueles que potencialmente poderiam, todos, viver em Paz, estão a correr para precipícios que podiam ser evitados. Façam uma União na Área Russa e assim se poderia chegar à Paz e respeito mútuo mas, já houve muita morte e as feridas vão demorar a perceber o melhor caminho.
Os Estados Unidos, parece que não estão a ser um Grande País neste caso,vêem guerra, mais, e, está-lhe no pensamento uma completa falta de bom senso, que já mostrou que esse é de facto uma cegueira total nestes domínios. Talvez o Barak Obama traga algum senso oxalá que sim, e se deixarem o Presidente Sarkozi actuar, então alguma coisa de boa soará. Deixem-no trabalhar. Tarde de mais? quase certamente.
Eduardo Moreira
Friday 1 August 2008
O Monte da Cerca
Sunday 27 July 2008
Poda de Formação
Regra geral não se poda antes dos dois ou três anos. Convém que a árvore seja conduzida sendo atada ao tutor de modo a manter a verticalidade. A Oliveira vai crescendo tanto em altura como em volume, adquirindo cada vez mais área de exposição Solar.
A oliveira não deve estar muito cheia de ramos deve haver arejamento e o Sol deve entrar facilmente.
Friday 11 July 2008
Volta à França em bicicleta e não só
Subindo pelas estradas de França as paisagens são magnificas, mas, a humidade é perigosa, o cuidado é fundamental, há imensas árvores, o verde permanece, a entrega dos ciclistas é total. O nevoeiro é outro ponto de risco de queda, alguns já ficaram pelo caminho. Fica-nos na memória toda a beleza que nos alegra a alma.
A bela França, assim como todo o conjunto dos Países, sente-se na pele, uma mudança, algo parece que as reviravoltas estão por aí, para o desconhecido. São coisas sem retorno, quando as coisas mudam tudo mexe. A era George Bush, está a acabar, "haja Deus", insiste em atacar um País que odeia os EUA, acha que faz bem, ele não percebe que não é pela força bruta que se resolve o que quer que seja.
Os Iranianos estão muito próximos de alinharem numa catástrofe, eles dizem com toda a naturalidade que Israel terá de desaparecer do Mapa. Logo se percebe que mais cedo ou mais tarde, coisa ruim acontece. Um país com os EUA, têm a obrigação de falar com eles, falar com seres humanos, tal e qual como eles são, vivem humilhados perante uma desigualdade de vida e de desenvolvimento que brada aos céus.
Oxalá que Barac Obama tenha outra visão da vida, da vida de todos nós, resta saber se sabem como lidar com pessoas que têm sido humilhados por todos os lados. Lembro-me de, em certa altura os Muçulmanos atacarem o navio de guerra Americano, o qual não produziu nada mais do que um pequeno rombo. Os muçulmanos disserem nessa altura, com desalento, que diferença "que diferença" eles têm todo o poderio e nós parece que atacamos à fisgada. Isto é a humilhação, fortemente sentida.
E querem resolver isto com mais poderio bélico?. Falem com eles, sejam humanos. Clinton um homem, aparentemente de Paz e outras coisas, disse: só tenho pena, no meu mandato, de não ter matado o Ben Laden. Civilisen-se se fazem favor.
Thursday 10 July 2008
Fazenda da boa e Teares sempre a trabalhar
Fazenda da boa e Teares sempre a trabalhar
Monday 7 July 2008
Freguesias da Cidade de Seia
Arrifana
Terra de um dos meus progenitores. Sempre gostei de visitar aquele lugar, o lugar do meu Pai. As casas são construídas na base da pedra, Tem um belo Pátio. É uma terra bonita, pequena e simpática. Que saudades que eu tenho de a visitar. Ando afastado de onde eu gosto tanto mas, nem tudo é possível, quando a visitar quero vê-la com mais carinho.
A parte dolorosa foi quando os meus Pais tiveram de vender a parte deles, foi duro, a família com nove seres humanos, teve de vender a pataco, felizes e egoístas levaram tudo dos irmãos por serem muitos e sendo seis mulheres agravou a situação, ainda mais vivendo e Seia.
Não tenho muitas lembranças, cedo me fiz ao caminho, assim como todos os outros e o caminho foi caminhando pela vida fora, melhor ou menos bem, era uma união total, a Família.
Lembro-me do Padre José Quelhas Bigotte, pôs-me a trabalhar com ele aos dez anos. O Quelhas levou-me com dez anos, às festas de Arrifana, todos com vestes da praxe assim se passou a festa, com foguetes e tudo, abominei a forma como qualquer um podia largar foguetes sem o mínimo de segurança para as pessoas.
Uma família completamente unida, a não ser quando o tempo marca a vida.
EdyMor
Alvoco da Serra
Cabeça
Carragozela
Folhadosa
Girabolhos
Lages
Lapa dos Dinheiros
Loriga
Paranhos da Beira
Pinhanços
Sabugueiro
Sameice
Sandomil
Santa Comba de Seia
Santa Eulália
Santa Marinha
Santiago
São Martinho
São Romão
Sazes da Beira
Seia
Teixeira
Torroselo
Tourais
Travancinha
Valezim
Várzea de Meruge
Vide
Vila Cova à Coelheira
O Romance o Drama? 7/7/2008
O dia começou como de costume, atirando-me, ao mais importante do Olival, os dias não têm sido das coisas melhores, dado o calor próprio do Mês de Julho, em Junho também houve algum calor e até agora ainda está suportável, dando mesmo para se mexer na terra debaixo da canigula. É assim que se enfrenta, peito aberto, o tratamento normal de um Olival ainda em risco de vida se falharem os cuidados básicos.
Os terrenos por aqui são muito peculiares, em bruto, como estiveram muito tempo, com uma inclinação de cerca de 30%, porem, com muitas toneladas vindas de quem não as precisava, lá se conseguiu eliminar essa inclinação e agora já não se deve chamar de "Barranco" com as terras, das quais muitas pedras se misturaram pelos quase 10 mil metros quadrados.
o nada se faz muito quando se quer, e também se cria uma relação de amor e carinho por coisas que se fazem e mais tarde nos recompensam com a sua, também vontade de dar a volta às dificuldades. Uma das partes, que se pretende ser um Olival de 250 Oliveiras, também tem como parceiro o "slão" nome este, usado pelas pessoas da terra, e que nunca acreditaram que naquele espaço se pudesse por a produzir o tal "slão" ou o seja aquele que é duro como pedra o "barro".
Contudo o dito barro/slão, daqui vem o nome da Aldeia, Azinheira dos Barros. Há cinco anos que enfrento as bravura desta terra o "slão" e toda a rudeza que o caracteriza. Para já depois de 5 anos de enfrentamento, já produz com aspecto muito saudável. Hoje pela manhã foi limpeza do terreno com os cuidados dos já 133 pés de Oliveira vagueando por tubos de rega automática sistema gota a gota.
EdyMor.
Sunday 6 July 2008
O Romance e o Drama
Romance em directo, vai começar um hoje mesmo
06-07-2008
A desisão está tomada, um Romance em directo, vai começar um hoje mesmo. Com muito amor e carinho, é uma desabafo, é a saudade é a beleza da minha terra. É Seia.
A LETRA]
Fica já o convite pa vir ao tecto de Portugal!
Wednesday 2 July 2008
Não há dinheiro para Nada.
Não há dinheiro para Nada.